Aproveite o fiador de um de seus colegas de quarto

Imobiliária Mota Ver chácaras à venda em sao jose dos pinhais
O fiador do apartamento partilhado desempenha o mesmo papel que em aluguel único. A grande vantagem do arrendamento conjunto é que não é necessário ter vários fiadores para assinar um contrato de arrendamento coletivo. Mesmo que por vezes o locador peça um segundo fiador, isso ainda é raro. Para além das suas inúmeras vantagens, como a divisão da renda ou a distribuição de encargos, o apartamento partilhado é uma verdadeira oportunidade se não tiver ninguém por perto para garantir .

Esta configuração é possível quando o contrato de locação menciona cláusula solidária . Isto implica que todos os coinquilinos são responsáveis pela totalidade da renda em caso de incumprimento por parte de um deles. Consequentemente, esta cláusula compromete também o fiador que presta fiança a um dos coinquilinos. No entanto, este tipo de vida comunitária não é fácil para todos e tem algumas desvantagens: falta de tranquilidade, incompatibilidade de carácter, divergências na distribuição das tarefas domésticas, etc.

Observe que, se o arrendamento conjunto assumir a forma de arrendamento individual, cada inquilino conjunto deverá apresentar um depósito de segurança ao locador. 30% dos proprietários concordam em alugar o seu apartamento sem exigir fiador. Mesmo que isso nem sempre seja possível, alguns proprietários podem ser sensíveis à sua situação e decidir confiar em você.

Para tranquilizá-lo, não hesite em mostrar-lhe os últimos recibos de aluguel. Você também pode pedir ao seu locador anterior que lhe escreva uma carta de recomendação para provar sua seriedade. Outra possibilidade é aconselhar o proprietário a contratar um seguro de aluguel não pago (GLI) em vez de fazer um depósito. Assim, esta garantia oferece-lhe a segurança de ser indemnizado pela sua seguradora em caso de não pagamento da renda.